Precisa Ganhar Dinheiro? Entenda Como A Fotografia Pode Ajudar

Precisa Ganhar Dinheiro? Entenda Como A Fotografia Pode Ajudar

setembro 10, 2018 0 Por Klarck Lansing

Fotografia dá dinheiro? Dá para viver de fotografia?

A cada ano que passa surgem novos smartphones e outros dispositivos móveis que permitem ao seu usuário criar fotos instantâneas. Isso sem contar os filtros que prometem milagres. Por isso, surge então a dúvida: será que fotografia dá dinheiro?

Muitos acham que é extremamente difícil trabalhar como fotógrafo por causa da concorrência e que para conseguir obter sucesso, é preciso injetar muita grana para começar.

“Se fosse fácil, todo mundo faria. Se fosse impossível, não existiria nenhum no mundo.”

Eu gosto muito de usar essa frase para diversos aspectos da minha vida. O ponto dela é: com as dicas certas, vai ser simples – mas não necessariamente fácil!

Então, se fotografar é uma de suas paixões, entenda como você pode fazer dela uma profissão.

 

Se aprofunde no mundo da fotografia!

Ser fotógrafo requer mais que uma vocação para a arte de fotografar, assim como em outras profissões, o caminho para o sucesso passa pelo estudo. É necessário conhecer e utilizar as técnicas corretamente.

Antes de entender se a fotografia dá dinheiro, é preciso entender o quanto você está disposto a investir nos seus sonhos. Isso não significa somente o dinheiro que vai colocar para iniciar (o que é completamente normal) mas também seu tempo, os materiais e equipamentos e seus esforços para alcançar o público ao qual você pretende se dedicar.

linda fotografia com liberdade

De modo geral, uma grande porcentagem das pessoas acredita que esta profissão pode ser um pouco instável. Eu mesmo passei por este preconceito quando comecei dentro da minha família. Entretanto, como em todo empreendimento novo, a fotografia também vai ter as suas dificuldades, mas existem meios de superá-las.

Todo novo negócio é difícil nos primeiros dois anos, então não desanime!

Por isso, separei algumas dicas para ajudar você:

 

1) O desejo de ser fotógrafo deve ser maior do que o desejo de ganhar dinheiro

 

Enquanto a maioria das pessoas está à procura de trabalhos com uma boa remuneração, tendo em foco o salário, a maioria dos novos fotógrafos está em busca de realizar uma paixão. Já conheci engenheiros, médicos e advogados que largaram suas profissões para fotografar. E, quando fazemos o que amamos, o sucesso vem acompanhado!

Entender esse conceito fará toda a diferença entre o sucesso ou não dentro da profissão.

camera fotografica

Os profissionais que lucram e tem boa rentabilidade com a fotografia são aqueles que estão interessados em desenvolver um trabalho artístico de qualidade. E, como resultado, se destacam dentro do mercado – estando a frente de seus concorrentes.

 

Você também pode se interessar:

 

2) Comece aos poucos.

Já ouviu dizer que olho grande dá remela? Então…

Não dá para se destacar no ramo da fotografia do dia para noite, ou como em um passe de mágica.

Não se precipite, comece aos poucos, e à medida que desenvolve seus trabalhos, perceba as falhas e deficiências que podem ser melhoradas em cada quesito. A melhor maneira sempre é fazendo cursos e workshops.

Alguns acham que fazer uma faculdade de fotografia seria o ideal, e acabam descobrindo o que eu já falei nesse texto aqui: Vale A Pena Fazer Faculdade De Fotografia? (Clique aqui para ler)

Quer uma indicação de curso de fotografia completo e por um preço acessível? Então Clique Aqui.

Klarck Lansing curso fotografia

Klarck Lansing ministrando uma das aulas teóricas do curso online “Fotografe Pessoas Em Nove Passos Curtos”. 

 

Aos poucos, você vai entender onde é melhor focar seus esforços, qual a melhor posição de mercado, e vai entendendo os tipos de iluminação, cor e composição que se adequa ao seu estilo, fazendo com que assim, você também se torne um fotógrafo melhor.

 

3) Estude para se tornar um fotógrafo

Uma grande diferença entre uma fotografia que dá dinheiro e uma que não dá, está na qualidade do serviço prestado.

Você agora já entendeu que sua paixão é fotografar e resolveu que irá investir nesta carreira, então estude.

Todo o talento deve ter embasamento técnico e teórico, só assim é possível competir neste mercado. Entenda, se você não possuir a qualificação adequada, seu concorrente com certeza, terá.

Para ajudar você nisso, eu sugiro fazer este curso aqui: Fotografe Pessoas Em Nove Passos Curtos! (Clique Aqui)

 

4) Invista em Marketing

Outro erro dos fotógrafos iniciantes é acreditar que apenas um bom trabalho será suficiente para conquistar novos clientes.

O mercado é vasto e bastante concorrido, por isso, investir em Marketing é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa neste século – principalmente a fotografia!

Há vários tipos de Marketing, mas o melhor sempre é o boca a boca. As indicações virão com o tempo, mas enquanto isso, invista no Marketing Digital!

Existem muitas ferramentas que podem auxiliá-lo neste começo. Por exemplo, eu sugiro começar montando um blog. Nele, conte sobre seus trabalhos, seu olhar e mostre suas fotos.

invista no marketing digital

Das redes sociais, o Facebook têm trazido os melhores resultados pela quantidade de usuários cadastrados.

 

Não esqueça de utilizar as mídias sociais como Instagram, Facebook e Pinterest. Aqui, é importante investir dinheiro em anúncios para atingir mais pessoas! Dentro todas, a que traz melhores resultados atualmente é o Facebook.

 

5) Invista no diferente

Como você já deve ter percebido, o mercado está cheio de bons profissionais, e isso pode deixa-lo um pouco inseguro.

Para que a fotografia dê dinheiro é essencial se destacar.

Eu sempre dou dicas para se diferenciar e ser criativos para aqueles que estão cadastrados na minha Lista VIP, e você fará a inscrição no box abaixo:

 

 

Fotografia é uma arte, e por isso, ter ideias inovadoras, fazem com que seu trabalho seja valorizado. Durante os anos, a arte sempre se destacou quando era inovada. Um exemplo são as pinturas e telas que hoje são clássicas, houve um tempo que eram consideradas modernas.

faça o diferente

Obviamente que você não precisa “reinventar a roda”, mas que tal desenvolver um estilo só seu, uma marca diferente que se destaque no mercado?

 

6) Defina seu público alvo

Definir o público alvo é fundamental para um fotógrafo que quer se estabelecer no mercado. Existe um estilo de fotografia que se enquadra para determinada parcela de pessoas.

É preciso investir naquilo que te agrada, o que, automaticamente agradará seu público-alvo.

O que você mais gosta de fotografar? Paisagens, crianças, animais, alimentos?

Existe um vasto público esperando por bons profissionais,  basta apenas se firmar em um segmento, e entender que o fruto do sucesso dependerá de seu esforço.

Para iniciar na profissão de fotógrafo é preciso algum esforço, entretanto, se superado, é possível desenvolver um trabalho que promova seu próprio sustento e qualidade de vida.

Fotografia dá dinheiro sim, basta você superar seus limites e acreditar nos seus sonhos.

Na próxima vez que alguém lhe perguntar isso, vai ter uma resposta na ponta da língua!


E aí, já está lucrando com a fotografia ou ainda é um hobby? Qual dessas dicas já aplicou e qual foi o resultado? Deixa a resposta ali nos comentários que eu quero saber!