Faculdade De Fotografia – Vale A Pena

Faculdade De Fotografia – Vale A Pena

setembro 3, 2018 0 Por Klarck Lansing

Você quer ser fotógrafo ou diretor de fotografia?

 

Vejo muita gente empolgada em fazer faculdade de fotografia para se tornar um fotógrafo. Será que essa é a melhor decisão?

Na verdade, muitas pessoas confundem o trabalho de um diretor de fotografia com o trabalho de um fotógrafo. São coisas completamente diferentes – até porque, na grande maioria, diretores de fotografia não trabalham com fotografia, e sim com video!

Então, antes de te responder, você vai precisar entender a diferença.

 

Diretor de fotografia:

diretor de fotografia é o técnico de cinema responsável pela forma como o roteiro cinematográfico é organizado para o video, na forma de fotografia. A produção é feita segundo as suas orientações técnicas.

 

 

O diretor de fotografia é o técnico que vai decidir, num filme, onde as luzes serão posicionadas (e qual a temperatura de cor delas). Questões técnicas, como a lente, a câmera e o ângulo utilizado por elas também são decisões deste profissional.

faculdade de fotografia

Geralmente o diretor de fotografia também cuida do enquadramento, e muitas vezes comanda equipes gigantescas! Figurinista, iluminador, maquiador, operador de câmera e outros estão sob a supervisão deste.

Alguns exemplos de diretores de fotografia são: Emmanuel Lubezki (Birdman, Gravidade e O Regresso), Robert Richardson (Django Livre, Ilha do Medo e Bastardos Inglórios) e Bruno Delbonel (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum)

 

Nesse caso, é super recomendado que você faça uma faculdade de fotografia!

 

Isso porque, primeiramente, sem um diploma você provavelmente não vai ser contratado para uma produção maior. Ou você acha que a Marvel, a Rede Globo ou a Disney contratam Freelancer? Grandes empresas vão exigir um (ou mais) diplomas. Nesse caso, também sugiro que você seja fluente no Inglês, ou muitas portas poderão se fechar.

Sem contar que, por conta própria, vai ser muito difícil aprender tudo que um Diretor de Fotografia tem de saber.

 

 

Com certeza você também vai gostar:

 

 

Fotógrafo

Fotógrafo é o profissional que elabora imagens estáticas ou dinâmicas em diversos campos, como: eventos sociais, moda, esporte, guerra e fotojornalismo.

Se você acompanha nosso Blog, acredito que seu objetivo é ser um fotógrafo: assim como eu sou. Quem gosta de tirar fotografias, é o fotógrafo.

Nesse caso, você provavelmente se decepcionaria extremamente com uma faculdade de fotografia. Isso porque, os alunos deste curso aprendem muito mais sobre filmes do que sobre fotografias de casamento, guerra, moda ou produtos, por exemplo.

É claro que quem cursa faculdade de fotografia também é capaz de criar boas imagens, mas esse não é o foco da faculdade!

Por exemplo, você sabia que uma pessoa formada em arquitetura pode dar aula de matemática no Ensino Fundamental? Mas, da mesma forma, esse não é o objetivo!

faculdade de fotografia

Existem diversas áreas que um fotógrafo pode atuar, como por exemplo:

  • Estúdio Fotográfico: Fotografando ensaios de Pessoas e Produtos, Editoriais de Moda
  • Banco de Imagens: Vendendo de fotografias de paisagens, pessoas, objetos e animais
  • Eventos Sociais: Cobrindo casamentos, aniversários, eventos empresariais
  • Agência de Marketing: Auxiliando nas campanhas publicitárias
  • Papparazzi: Registrando e vendendo para revistas detalhes da vida dos famosos
  • Fotojornalismo: Estando a frente das noticias, registrando e vendendo para jornais, revistas e sites estas imagens
  • Esportes: Alguns fotógrafos registram eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas, Maratonas e Campeonatos
  • Secretariado: Acompanhando, como um funcionário, um artista ou político famoso, registrando os eventos de sua agenda.
  • Arquitetura: Auxiliando Corretores, Incorporadoras e Construtoras a divulgar imóveis e lançamentos

 

 

 

 

Lógico que aqui se encontram apenas algumas das áreas. São muitas as opções!

Vão me contratar sem Diploma?

 

A resposta, curta e sincera é: SIM! Em todos esses anos, jamais alguém me perguntou por currículos ou diplomas. O que vale é a sua fotografia.

faculdade de fotografia

Se suas fotos forem incríveis, vai ser o suficiente para você ser contratado. Ou você imagina uma noiva abrindo um e-mail e lendo currículos de fotógrafos?

Seu portfólio, ou seja, seu trabalho é seu diploma.

 

Então, como aprender fotografia?

Existem muitos métodos de aprender fotografia. O melhor é praticar. Treinando seu olhar, se inspirando e fotografando pelo menos 30 minutos por dia você vai se transformar num fotógrafo.

Eu tenho algumas sugestões que podem ajudar você a começar a aprender fotografia:

  • Videos no Youtube: Alguns canais dão dicas gratuitas de fotografia de um modo bem divertido. Sugestão de canal: Clique aqui
  • Livros: Ler vai ajudar você a evoluir pelo menos 4x mais rapidamente. Sugestão de leitura: Clique aqui!
  • Sites: O Blog do Lansing é, sem dúvida, o mais completo portal de fotografia do Brasil hoje! Continue no Blog para aprender mais.
  • Cursos: O jeito mais rápido e funcional de aprender fotografia. Minha sugestão: Clique aqui!

 

Mas, se você deseja realmente se tornar um fotógrafo, sem gastar muito e sem perder tempo, sua melhor opção é clicar aqui!

 

E você? Quer ser fotógrafo ou diretor de fotografia? Ainda pensa em fazer uma faculdade? Deixa seu feedback nos comentários, é importante!