Steve McCurry – Um Dos Maiores Fotógrafos Do Século!

Steve McCurry – Um Dos Maiores Fotógrafos Do Século!

junho 7, 2018 9 Por Klarck Lansing

Steve McCurry

 

Americano e nascido em 1950, Steve McCurry é um dos mais renomados fotógrafos da atualidade. Suas imagens muitas vezes estamparam a capa e artigos da famosa revista National Geographic. Membro da agência Magnum desde 1987, sua fotografia autoral e super saturada tem um tom artístico e conceitual único.

Depois de se formar em Artes e Arquitetura, decidiu partir para a Índia como fotógrafo freelancer. Lá, ele diz ter aprendido a ser paciente para conseguir boas fotografias.

“Se você esperar as pessoas vão esquecer a sua câmara e a alma do fotografado transparece.” – Steve McCurry

Sua cobertura fotográfica da invasão da Rússia no Afeganistão ganhou um prêmio chamado Robert Capa Gold Medal na categoria melhor reportagem fotográfica do exterior, um prêmio dedicado a fotógrafos exibindo coragem e iniciativas excepcionais.

Uma curiosidade é que recentemente ele encontrou a menina refugiada afegã não identificada anteriormente. Ela é descrita como a fotografia mais reconhecível no mundo de hoje. Quando McCurry finalmente localizou a menina chamada Sharbat Gula depois de quase duas décadas, ele disse: “Sua pele é de resistência; existem rugas agora, mas ela é tão impressionante quanto como era há 20 anos”.

Muitas das imagens de Steve se tornaram ícones, e vamos ver algumas delas hoje!

01 – Afeganistão

Tida como uma das fotografias mais reconhecidas do mundo, a menina afegã do campo de refugiados Nasir Bagh no Paquistão foi capa da revista National Geographic em junho de 1985, concentrando a atenção no rescaldo da invasão russa no Afeganistão.

Foto de Steve McCurry

02 – Rajastão

Essa foto foi tirada em 2009. O que eu mais gosto nesta imagem é a mão a esquerda. Ela gera muita curiosidade e mistério, do tipo “quem é essa pessoa? o que ela está olhando?”. A incrível posição do fotógrafo frente ao espelho denota suas habilidades.

Foto de Steve McCurry

03 – China

Na região de Zhengzou, Stevie registrou em 2004 os monges shaolin em seu trainamento matutino! O modo como o fotógrafo organizou os elementos da fotografia sem que o monge mais próximo se sobrepusesse sobre ninguém é incrível! E, seu olhar fixo a câmera realmente traz um convite à imaginação.

Foto de Steve McCurry

 

Veja também:

 

 

04 – Índia

O festival de cores da Índia que comemora a chegada da primavera é um eventos muito colorido, chamado de Holi. O fotógrafo capturou essa imagem no Rajastão, ainda nos anos 90. A sua composição contrastante dignifica ambas as cores, e a expressividade do rapaz de verde também é chamativa.

Foto de Steve McCurry

05 – Sri Lanka

Registradas no sul do Sri Lanka em 1995, os pescadores se encontravam em cima dos palanques para não afugentar os peixes, facilitando sua captura artesanal. O registro se torna ainda mais incrível quando descobrimos que as novas tecnologias atuais tem tornado este método obsoleto – e praticamente extinto na região. Veja como ele organizou o mar em dois terços horizontais da imagem e o céu no outro terço. O movimento do pescador no mar também gera uma quebra de padrão incrível!

Foto de Steve McCurry

06 – West Bengal, India

Uma regra de composição que sempre vai ser acertada é a simetria. Mas, conseguir simetria com diversos objetos é algo muito dificil. Ainda no mundo de hoje, são poucas as fotografias simétricas com 6 elementos como a deste trem levando bicicletas na Índia. Para mim, é uma das mais importantes do fotógrafo americano!

Foto de Steve McCurry

07 – Kyaikto, Mianmar

Em 1994, Steve registrou os monges rezando na chamada Golden Rock – um dos locais mais importantes para a peregrinação budista do mundo. Ele relata que passou dias aos pés da rocha para encontrar o melhor ângulo e a melhor luz para tirar a foto. Ela foi feita dez minutos após o pôr-do-sol. Segundo a tradição, acredita-se que a pedra é sustentada por um único fio de cabelo de seu líder, Buda.

Foto de Steve McCurry

 

 

 

 

Veja algumas outras imagens do fotógrafo!

Foto de Steve McCurry

Foto de Steve McCurry

Foto de Steve McCurry

Foto de Steve McCurry

Foto de Steve McCurry

Foto de Steve McCurryFoto de Steve McCurryFoto de Steve McCurry

 

E, se você tem curiosidade em saber como
está a menina afegã hoje, aí vai:

AFGRL-10004. «La muchacha afgana», 17 años despúes

Já pensou poder estudar com ele?

Imagine que incrível ter um professor desses te ensinando como fazer boas fotografias. Seria incrível, não é mesmo? Mas enquanto isso não nos acontece, podemos nos contentar com 9 dicas de composição com o Steve McCurry, que encontrei nesse video do Youtube. Está em Inglês, mas acho que dá pra entender.

 

E tem algum outro fotógrafo que inspire você? Deixe o nome nos comentários, quem sabe fazemos um artigo sobre o trabalho dele!